Tem se sentido inchado (a)após tantas festas?
Algumas praticas podem te ajudar a eliminar a retenção hídrica ocasionada pelos “excessos” e pela alimentação não tão comum durante esses dias .
A ingestão de alimentos ricos em gordura e açúcar, contribui para o aumento de componentes tóxicos no organismo – que, sobrecarregado, pode não dar conta de todos eles.
Resultado: células inflamadas, inchaço, cansaço, pele seca e peso extra. O corpo elimina naturalmente as toxinas pela transpiração, respiração, fezes e urina, só que às vezes o acúmulo dessas substâncias é tão grande que é preciso dar uma forcinha.
Praticas como:
1. Coma comida de verdade
Os alimentos possuem todos os nutrientes necessários para o processo de detoxificação, os temperos naturais também são grandes aliados . O vinagre de maçã e o de limão, por exemplo, trazem substâncias antioxidantes e fortalecem a imunidade, deixando o organismo mais ativo contra as toxinas.
2. Prepare um suco verde
O suco verde é uma excelente fonte de nutrientes essenciais no processo de detoxificação, dessa forma, você garante a ingestão de uma boa quantidade de itens desintoxicantes, como fibras e água.
3. Pratique atividade física
A transpiração que ocorre durante a atividade física é um dos melhores detox que o organismo pode realizar.
4. Beba chás diuréticos
O chá de hibisco e o de cavalinha por exemplo, ajudam a reduzir a retenção de líquido.
Receita : coloque 1 col. (chá) de hibisco em 1 xíc. (chá) de água quente e abafe por cinco minutos. Depois, coe e consuma em jejum no café da manhã.
5. Beba muito líquido
Ao longo do dia, o hábito é fundamental na eliminação de toxinas por meio do suor, das fezes e da urina. Aqui, vale água, chá , sopa e até alimentos aquosos, como melancia, melão, alface e pepino.
6. Invista em chá-verde com gengibre
Ele acelera o processo de desintoxicação e o metabolismo.
Receita: ferva por três minutos 1 pedaço de gengibre em 1 litro de água, desligue o fogo, acrescente 3 col. de sopa de chá verde e abafe por 15 minutos. Coe e beba ao longo do dia!
Por Dra Ana Paula Rocha