O tratamento típico, com medicamentos antidepressivos, nem sempre tem muito sucesso e apresenta muitos efeitos colaterais. A boa notícia é que existem remédios naturais que são eficazes e ajudam a resolver muitas vezes a causa do problema.
A depressão pode se manifestar com uma variedade de sintomas diferentes:
Dentre os tratamentos naturais temos;
1. Tenha uma dieta saudável e equilibrada
Comer alimentos curativos pode ser transformador.
• Alimentos ricos em ômega-3 : É um dos componentes mais importantes da dieta para prevenir ou tratar transtornos do humor são os alimentos ômega-3 . Seus lipídios cerebrais são compostos de ácidos graxos, isso significa que você precisa ingerir ômega-3 para que seu cérebro funcione corretamente. Os ómega-3 beneficiam o cérebro promovendo processos de comunicação e reduzem a inflamação.
• Frutas e Legumes : Uma dieta rica em frutas e vegetais aumenta a ingestão de nutrientes vitais que sustentam o seu humor. Frutas e vegetais ricos em folato, por exemplo, promovem os processos metabólicos do cérebro e sua deficiência pode levar a sintomas depressivos. Alguns dos principais alimentos ricos em folato incluem espinafre, espargos, abacate, beterraba e brócolis. Seu corpo também precisa de alimentos antioxidantes para combater as mudanças bioquímicas que ocorrem quando você está sob estresse, os principais são blueberries, gojiberry , amoras e cranberries.
• Gorduras saudáveis: gorduras saudáveis fornecem importantes vitaminas e minerais que aumentam os níveis de energia e humor. Ótimas opções de gorduras saudáveis são abacates, manteiga, , óleo de coco, azeite extra-virgem e ômega-3, como nozes e sementes de linhaça.
• Proteína : Comer proteína é fundamental para apoiar a função neurológica e balanceamento de hormônios. Quando você não come proteína suficiente , você fica cansado, sua imunidade enfraquece e e tem alterações de humor.
• Probióticos : Comer alimentos probióticos aumenta os níveis de energia, auxilia na função cognitiva e promove o bem-estar mental. Alguns dos principais alimentos probióticos incluem kefir, iogurte, kombucha, missô e vegetais fermentados.
2. Evite carboidratos e açúcares refinados
Você já se perguntou por que você deseja carboidratos refinados e açúcares quando se sente triste? É porque os alimentos ricos em carboidratos desencadeiam uma liberação de serotonina, eles também levam ao ganho de peso, alterações do sono, candidíase e baixos níveis de energia, piorando os sintomas de depressão. Evite comer alimentos embalados e processados feitos com carboidratos refinados e açúcares. Foque nos alimentos naturais e integrais.
3. Vitamina D3
A suplementação com vitamina D é favorável para a depressão, pois afeta a função cerebral, razão pela qual uma deficiência está ligada a um risco aumentado de transtornos de humor, incluindo depressão e transtorno afetivo sazonal (ou “depressão de inverno”);
4. Adaptógenos
As ervas Adaptogenas são uma classe de plantas medicinais que melhoram os hormônios do estresse e auxiliam no relaxamento. Dois adaptógenos que funcionam como remédios naturais para a depressão incluem a rhodiola e a ashwagandha. A Rhodiola atua aumentando a sensibilidade de seus neurônios, incluindo dois neurotransmissores serotonina e dopamina. Esses neurotransmissores ajudam a aumentar o foco e a memória e melhoram o humor. A Ashwagandha trabalha para combater os efeitos do estresse, reduzir a ansiedade e a depressão e equilibrar os hormônios.
5. Complexo B
As vitaminas do complexo B estão envolvidas nas funções dos neurotransmissores, baixos níveis de folato e vitamina B12, estão ligados a sintomas depressivos.
6. Erva de São João
A erva de São João pode ajudar a combater depressão e ansiedade leves a moderadas. A erva de São João funciona como um remédio natural para a depressão que pode ser comparado à eficácia dos inibidores seletivos da recaptação da serotonina . Além disso, a pesquisa mostra que a erva de São João tem menos efeitos colaterais do que os antidepressivos padrão. Além disso, se você optar por usar a erva de São João como um remédio natural para a depressão, faça-o somente sob a orientação de seu médico.
7. Óleo de Lavanda
O óleo de lavanda ajuda a aliviar o estresse, promove uma sensação de paz e melhora o sono, por possuir propriedades sedativas e calmantes. Além disso o óleo de lavanda também tem efeitos neuroprotetores. Ele aumenta os receptores de dopamina e funciona como um antioxidante.
Para usar óleo de lavanda, pingue 5-10 gotas em um difusor em seu quarto à noite ou aplique 2-3 gotas topicamente no tórax ou pulsos pela manhã.
8. Óleo de Camomila Romana
O óleo essencial de camomila romana funciona como um suave sedativo que naturalmente acalma e promove o relaxamento.
Para usar a camomila romana, aplique de 2 a 3 gotas topicamente nos pulsos e na parte de trás do pescoço, ou difunda 5 a 7 gotas em casa ou em seu local de trabalho.
9. Construa bons relacionamentos
Como a depressão é mais comumente causada por problemas emocionais, ela pode piorar devido à falta de relacionamentos positivos, baixa autoconfiança e falta de propósito. Encontre uma forte comunidade de amigos que possa apoiá-lo e incentivá-lo, e se concentre em sua espiritualidade. Também é útil procurar aconselhamento com um profissional para que você possa gerenciar o estresse e criar estratégias sobre seus métodos e objetivos de tratamento.
10. Exercício
Níveis mais altos de atividade física estão ligados à redução da probabilidade de depressão, sugerindo que fazer exercício regularmente pode ser uma poderosa estratégia preventiva para proteger a saúde mental. Exercício lhe dá um impulso de energia, ajuda você a dormir melhor e constrói a confiança. Estes benefícios do exercício irão melhorar os sintomas depressivos e promover sentimentos de felicidade e auto-estima.
Atenção:
Se você está sofrendo de depressão e quer usar esses remédios naturais para a depressão para melhorar seus sintomas, faça-o sob os cuidados e orientação do seu médico. Não tenha medo de pedir ajuda.