Ajuda a ver a menopausa como uma parte natural do processo de envelhecimento – não como uma doença médica ou condição problemática, como alguns pensam. Quando se trata de encontrar alívio para os sintomas da menopausa, a parte mais difícil são os efeitos colaterais físicos e emocionais que ela traz. A transição pela menopausa pode significar lidar com sintomas indesejáveis, como ganho de peso, baixa energia, baixo desejo sexual e alterações de humor.
Quais são os sintomas da menopausa?
Por volta dos 30 anos, seus ovários começam a produzir menos estrogênio e progesterona e, portanto, a fertilidade começa a declinar.
- Períodos irregulares : quando os períodos tendem a ocorrer a cada dois a quatro meses, em média. Os períodos podem ir e vir, além de ficarem mais pesados ou mais leves às vezes.
- Ondas de calor e suores noturnos: cerca de 75% de todas as mulheres na menopausa sofrem ondas de calor
- Mudanças de humor: podem incluir aumento da irritabilidade, ansiedade ou sintomas depressivos.
- Secura vaginal: a vagina tecnicamente reduz e perde elasticidade (chamada atrofia vaginal). E isso por vir associada a infecções do trato urinário causadas pela perda de fluido vaginal
- Aumento da gordura abdominal e ganho de peso: devido a um metabolismo mais lento.
- Insônia e alterações na qualidade do sono
- Queda de cabelo e pele seca
- Alterações na micção: Devido a alterações no tecido vaginal, algumas mulheres experimentam freqüentes, súbitas e fortes vontade de urinar, ou podem ter problemas para controlar a micção.
- Seios se tornam menores: como os seios não são mais estimulados pelo estrogênio, eles tendem a se tornar menores, menos densos, têm mais tecido adiposo e perdem parte do seu volume (tornando-se mais flácidos).
- Diminuição do desejo sexual: o fluxo sanguíneo é reduzido para a área genital, os lábios diminuem e o tecido muscular do clitóris começa a encolher.
- Alterações no útero, ovários e colo do útero: embora você provavelmente não consiga sentir isso, os ovários e o útero diminuem de tamanho.
- Maior risco de outras doenças e complicações: estudos mostram que, após a menopausa, o risco de uma mulher sofrer de doenças cardíacas e dos vasos sanguíneos (cardiovasculares), além de osteoporose, aumenta. Isso ocorre devido a um declínio nos níveis de estrogênio, que altera o acúmulo de gordura e também contribui para a perda de densidade óssea, ossos fracos e aumento do risco de fraturas.
Tratamento convencional para sintomas da menopausa
Tratamentos, incluindo quimioterapia, radiação, cirurgia para remover os ovários ou terapias hormonais, podem interferir nos níveis hormonais. Esta é uma das razões pelas quais as mulheres que tomaram esses medicamentos / passaram por tratamentos no passado tendem a passar pela menopausa em idade mais precoce, em comparação com as que não o fizeram.
Remédios naturais para os sintomas da menopausa
1. Exercício
É uma das melhores maneiras de combater muitos dos sintomas desconfortáveis associados à menopausa . O exercício faz maravilhas para mulheres na menopausa, pois aumenta os níveis de serotonina , melhorando o humor, apetite e ajudando a dormir melhor.
2. Preparações de ervas
Muitas ervas e alimentos contêm hormônios naturais (como fitoestrogênios) ou propriedades de equilíbrio hormonal que podem ajudá-la a entrar nesse período de transição. Embora existam várias opções para tratar os sintomas da menopausa com remédios à base de plantas, algumas parecem ser mais eficazes que outras.
Alguns dos remédios fitoterápicos mais usados para tratar os sintomas da menopausa incluem:
- Ginseng
- Óleo de prímula
- Raiz de alcaçuz
- Cohosh preto
- Inhame selvagem
- Folhas de framboesa vermelha
- Erva de São João
- Árvore casta
- Salsaparrilha
- trevo vermelho
Cada uma das ervas acima tem um sintoma específico (ou às vezes sintomas) que pode ajudar a tratar. É importante observar quais dos sintomas da menopausa são mais incômodos e começar tratando-os primeiro e, em seguida, percorrer a lista.
3. Uma dieta saudável para ajudar a equilibrar os hormônios
Ter uma dieta saudável é uma maneira de diminuir os sintomas da menopausa, bem como de diminuir o risco de muitas outras doenças relacionadas à idade.
Coma muitas frutas e vegetais frescos e orgânicos todos os dias.
- Reduza as “calorias vazias” , evitando alimentos embalados ou processados, com adição de açúcar, carboidratos refinados, bebidas açucaradas, álcool e óleos refinados.
- Adicione alimentos ricos em fibras para ajudar a controlar seu apetite, melhorar a saúde digestiva e beneficiar seu coração.
- Beba bastante água pura e fresca.
Precauções com relação ao tratamento natural dos sintomas da menopausa
- Como em todos os tratamentos, naturais ou não, o que funciona para um pode ou não funcionar para outro. Nossos corpos são todos únicos, por isso faz sentido que tratamentos diferentes funcionem para mulheres diferentes.